terça-feira, 11 de novembro de 2008

SER PROF É LIXADO!

Hoje, dia de S.Martinho, dia de castanhas e de vinho, tive a sorte de ir levar uma merenda aos meus filhotes no intervalo das aulas e fui convidada a assistir à brincadeira que se estava a fazer no recreio.

Os miúdos recitavam um a um, provérbios que aludiam ao Santo. Claro que não faziam ideia do que estavam a falar, mas o orgulho das Professoras era evidente...é que eu, mãe, apareci ali por acaso e logo, não foi para "fazer bonito" que as criancinhas estavam a papaguear versos atrás de versos para comemorar a abertura do vinho novo, a apanha da castanha ou os milagres do Santo que transformou com a sua bondade um dia Invernoso num caloroso dia de sol e se o de hoje esteve quente...

Também não foi por eu lá estar que a Professora do 1ºB sentou no seu colo a menina que não conseguiu cantar a música das castanhas e lhe deu miminhos...

Só não consigo deixar de pensar que é por os meus filhotes lá estarem, que os Professores têm trabalhos dobrados, tarefas que considero pertencerem a outros.

Acho uma aberração, em primeiro lugar que tenham de ser os Professores a "fazer a encomenda" de uma coisa que vai servir para os meninos brincarem em casa...sim, que essa coisa de que é material de apoio ao estudo... contem essa a outro, mas a mim não, que tenho 3 rebentos informáticos que já mexem no PC como antigamente os meus irmãos e eu mexíamos em LEGO.

5 (cinco) páginas por cada aluno, inseridas no computador... só demora no máximo duas horas, disse não sei quem (desculpem mas não reparei quem era...) duas horas, se for no PC lá de casa, talvez em vez do serão passado com a família, porque se for na escola, é ver quem chega primeiro ao computador...

A coisa mais engraçada no meio disto tudo, é a história dos agrupamentos escolares... ir à secretaria da sede do agrupamento em fases que não a das inscrições e é ver as funcionárias a limar as unhas por não terem mais nada que as ocupe...

Como representante dos encarregados de educação do meu filho mais velho, assisti a vários conselhos de turma para decidir castigos a aplicar a alunos e cheguei à conclusão que qualquer Professor que se preze, tem que ter um(a) secretário(a)!

No meu tempo, quando um aluno se portava mal na aula, era posto na rua e a aula continuava sem mais incidentes, mas o que percebi é que actualmente, o Professor manda o aluno para o GAD com uma "guia de marcha", tem de preencher uma papelada infindável para justificar o facto de privar um menino mal comportado de continuar a perturbar o seu trabalho... só me apetece aqui dizer o que à maioria dos stôres apetece dizer: ARRE PORRA QUE É DEMAIS!

Ainda como representante dos EE, fui convidada a ir dar uma aula, ao que acedi prontamente. Avisei porém a DT do meu filho de que não sendo Professora, lidaria com os miúdos como mãe de todos eles, pois não tinha a obrigação de responder a ministérios ou outras aberrações. Embora a Professora tenha ficado um pouco apreensiva, não conseguiu deixar de aceitar a aposta e concordou com as minhas condições. É certo que tenho a sorte de conhecer os putos todos, sei a vida que têm em casa e o que os leva a portarem-se de determinada maneira na sala de aula, por isso, vou servir-me disso para lhes dar um abr'olhos do tipo "olha que o Pai Natal não vem..."

A aula que vou "dar" está incluída na disciplina de CIDADANIA, que é o equivalente à "FORMAÇÃO CÍVICA" dos curriculos normais. O que tenho estado a preparar é apenas uma "liçãozinha" sobre RESPEITO e aí, tenho pano para mangas, pois considero que com este valor metido bem fundo na cabeçinha, consegue-se tudo!

Tenho vários amigos não só reais como na blogosfera, que têm a ingrata profissão de Professor e até agora ainda não conheci nenhum cuja vontade não fosse a de transmitir conhecimentos. Também é certo que nenhum dos meus amigos, virtuais ou reais tivesse uma grande aptidão para serviços administrativos, por isso me pergunto: Qual é afinal o papel dos Professores? Ensinar ou tratar de papelada?

Qual é afinal o papel do Ministério da Educação? Promover a educação ou facilitar o canudo?
Expliquem-me, como se eu fosse muuuuito burra....

2 comentários :

o escriba disse...

Ana Lagartinha

Como professora, obrigada pelo seu post!
Como mãe que já fui de uma criança, obrigada pelo seu post!

bjinhos
Esperança

lagartinha disse...

Esperança
Cada vez tenho mais medo do futuro dos meus miúdos...
Bjs