segunda-feira, 5 de setembro de 2011

DESAFIO COM LEITURAS

A amiga Isabel do CATA-VENTO, propôs-me um desafio ao qual aderi com todo o gosto. Assim, aqui vão as respostas às perguntas colocadas no referido desafio:

1 - Existe um livro que relerias várias vezes? 

      Os Maias é o livro que volta e meia dou comigo a ler vezes sem conta. Já lá vão pelo menos 7 vezes e encontro sempre algum pormenor novo a cada leitura.

2 - Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?

"EMA" - ainda não consegui passar do 3º capítulo....


3 - Se escolhesses um livro para ler no resto da tua vida, qual seria?
Os Maias, claro!

4 - Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?
Não me lembro de nenhum...acho que li tudo o que desejei até agora.

5 - Que livro leste cuja «cena final» jamais conseguiste esquecer?

Talvez "Pássaros feridos"...

6 - Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual o tipo de leitura?

Sempre adorei ler e os presentes que ainda hoje gosto de receber passam pelos livros. Comecei com os livros de Enid Blyton  (li todos)e depois passei para Odete de Saint Maurice (li todos). Mais tarde, li a colecção toda de Pearl Buck . Policiais, romances, biografias....é livro, eu leio!

7 - Qual o livro que achaste chato, mas ainda assim leste até ao fim? Porquê

Lembro-me da dificuldade que tive em ler o Vol de nuit, talvez por ter de o ler em Francês, Não conseguia apanhar a coisa, mas era de leitura obrigatória e no fim, acabei por gostar imenso do livro.



8 - Indica alguns dos teus livros preferidos.

Os Maias, A Relíquia, A Casa dos Espíritos, Caim, O Evangelho segundo Jesus Cristo, Memorial do Convento, Todos os nomes, Cem anos de Solidão, O Anjo branco e tantos outros....

9 - Que livros estás a ler?

Metro 2033


10 - Indica 10 amigos para responderem a este inquérito.



PAULA RAPOSO
MISS R
MARCO FERREIRA
ABSTRACTO
@FENETO
FERNANDO PENEIRAS
CATARINA REIS
LOBICES
PATRICIA
MGHORTA

E pronto, já respondi, já indiquei os próximos e agora é continuar, amigos!


















5 comentários :

Isamar disse...

Obrigada, Lagartinha pela disponibilidade manifestada desde o primeiro momento. Os Maias são também para mim uma obra de referência e embora não o tenha lido várias vezes por inteiro, leio recorrentemente alguns extractos que me marcaram.Estranhamente ainda não li " Pássaros Feridos" embora a obra conste na minha pequena biblioteca.

Bem-hajas!

Mil beijinhos

Elvira Carvalho disse...

Passei, li e fiquei a pensar como é engraçado que quase todos começámos a ler muito cedo e temos grande prazer na leitura. E dou comigo a pensar que teria que fazer mais para incutir no filho esse prazer.
Um abraço

lagartinha disse...

Isabel
Pássaros feridos é de facto uma história lindíssima e ainda por cima escrito por uma dona de casa que de repente se vê a braços com um best-seller! Não deixe de ler.
Beijinhos e obrigada pelo desafio. Destes eu gosto...

lagartinha disse...

Elvira
De facto, aprendi a ler ainda antes de iniciar a escola primária e encontrei nos livros os meus amigos imaginários. Era muito tímida e gostava de brincar sozinha, por isso, um livro é sempre uma excelente companhia. Todos os meus filhos adoram livros e é preciso realmente começarem por uma história com que se identifiquem...a partir daí, é sempre " a abrir..."
Beijinhos grandes

Isamar disse...

Vou ler a obra dentro de pouco tempo. Não sei porquê,ou talvez saiba,também me sinto um pássaro ferido mas isto daria uma longa conversa.

Beijinhos

Bem-hajas, Lagartinha!