quinta-feira, 17 de maio de 2012

AFINAL O QUE MUDOU EM QUASE 200 ANOS?

É assustador encontrar textos com quase 200 anos que retratam a sociedade Portuguesa e que podiam ter sido escritos hoje...

Nós Estamos num Estado Comparável à Grécia
"Nós estamos num estado comparável, correlativo à Grécia: mesma pobreza, mesma indignidade política, mesmo abaixamento dos caracteres, mesma ladroagem pública, mesma agiotagem, mesma decadência de espírito, mesma administração grotesca de desleixo e de confusão. Nos livros estrangeiros, nas revistas, quando se quer falar de um país católico e que pela sua decadência progressiva poderá vir a ser riscado do mapa – citam-se ao par a Grécia e Portugal. Somente nós não temos como a Grécia uma história gloriosa, a honra de ter criado uma religião, uma literatura de modelo universal e o museu humano da beleza da arte."

Eça de Queirós, in 'Farpas (1872)'

"Portugal Está a Atravessar a Pior Crise Que fazer? Que esperar? Portugal tem atravessado crises igualmente más: - mas nelas nunca nos faltaram nem homens de valor e carácter, nem dinheiro ou crédito. Hoje crédito não temos, dinheiro também não - pelo menos o Estado não tem: - e homens não os há, ou os raros que há são postos na sombra pela Política. De sorte que esta crise me parece a pior - e sem cura."

Eça de Queirós, in 'Correspondência (1891)'

2 comentários :

elvira carvalho disse...

Pois que esperar de um País que nasceu com um filho a bater na mãe e que tem o fado por canção nacional?
Um abraço e ainda bem que voltou. Tinha saudades

lagartinha disse...

É bem verdade!
E a nossa canção, Património imaterial da Humanidade...alguém quer que continuemos assim...